MT, 29/06/17

Seduc vai avaliar estudantes, professores, gestores e unidades escolares

GAZETA DIGITAL

Gustavo Nascimento, repórter da Seduc/MT      A Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT/2017), lançada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (1º), irá avaliar estudantes, professores, gestores e unidades escolares de Mato Grosso. O objetivo é realizar um diagnóstico preciso de todos os pontos positivos e negativos da educação estadual. O objetivo do programa é definir diretrizes, metas e políticas públicas para o ensino mato-grossense, com base nos resultados da análise. Júlio Silgueiro/Seduc

Seduc vai avaliar estudantes, professores, gestores e unidades escolares Conforme o governador Pedro Taques, a iniciativa faz parte do programa de Governo e conta com um objetivo claro: melhorar o nível de aprendizagem nas salas de aula de Mato Grosso. “Esta avaliação não tem o objetivo de encontrar culpados, ou erros para culpar pessoas, mas sim de buscar rumos, buscar um norte, buscar o que queremos como Estado, como Secretaria de Educação, que é uma educação de excelência, transformá-la em uma das 10 melhores do país”. Para atingir esta meta, Taques ressaltou a importância dos profissionais da educação. “Todos os nossos educadores contam com um objetivo em comum, que é não deixar nenhum mato-grossense na escuridão. Na escuridão da falta de conhecimento, da ignorância, de não saber ler, de não saber fazer escolhas, de não saber qual caminho deve seguir. Aquele que não tem caminho, qualquer caminho serve, mas nós temos um caminho e, para que ele seja percorrido, nós precisamos dessa avaliação para saber o que precisa ser consertado”. O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, afirmou que o Avalia-MT faz parte do Pró-Escolas, o maior programa de investimentos na história da educação pública de Mato Grosso. “O Pró-Escolas conta com diversos eixos de atuação e, por mais que eles estejam interligados, muitas pessoas focam nas obras, sendo que o eixo mais importante é o de ensino; e o Avalia-MT é fundamental neste processo”. Ele ressaltou a importância da avaliação para a concretização das políticas educacionais. “A frase em latim, ‘nosce te ipsum’, ‘conheça-te a ti mesmo’, que aparece no Templo de Delfos, reflete exatamente o nosso objetivo para este programa: conheça-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses. O Avalia é isso, um grande processo de aprendizado que mostra a importância de nos conhecermos para poder construirmos, juntos, uma educação melhor”, afirmou. De acordo com a secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação da Seduc, Marioneide Kliemaschewsk, o programa prevê a avaliação de todo o sistema de ensino da rede estadual. Em 2016, a Seduc realizou uma avaliação que contemplou mais de 160 mil alunos da rede estadual. Porém, agora o programa conta com uma formatação bem mais completa com uma avaliação institucional, acadêmica e de praticamente todos os profissionais da educação. “Nós iremos acompanhar e monitorar a prática da gestão administrativa e pedagógica implementada nas unidades escolares da rede estadual de ensino, por meio da coleta de dados e informações que possibilitem traçar um diagnóstico real das ações desenvolvidas no cotidiano escolar, instrumentalizando os processos e valorizando as práticas exitosas desenvolvidas no âmbito da escola, que impactam significativamente no processo de ensino aprendizagem”, afirmou. Segundo a secretária, o programa conta com quatro módulos principais: Diagnóstico da Realidade Escolar e Reelaboração do Projeto Político Pedagógico, Avaliação de Desempenho Profissional, Avaliação de Desempenho da Gestão e Avaliação Acadêmica. Segundo a secretária, os módulos serão desenvolvidos simultaneamente, para dar mais celeridade e assertividade ao trabalho. Para avaliar os educadores, a Seduc irá criar conselhos especiais de trabalho nas escolas. Já os alunos serão avaliados por meio de um teste que deverá ser aplicado no mês de julho, para aproximadamente 80 mil acadêmicos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

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